-
Arquitetos: INABA
- Área: 3549 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Greg Irikura
Descrição enviada pela equipe de projeto. A empresa INABA de Jeffrey Inaba foi solicitada pela Academia de Música Red Bull para transformar quatro pavimentos de um edifício vazio no bairro de Chelsea de New York num modelo de ambiente de aprendizado. INABA utilizou parades dramáticas e iluminação cênica para criar um ambiente de trabalho colaborativo único no lugar de salas de aula tradicionais.
Paredes curvas ao longo dos 3.530 metros quadrados do fórum dão forma ao espaço distinto. No pavimento térreo as paredes se extendem até o antigo depósito permitindo que usuários e outros pedestres tenham vistas sem restrições por todo o andar. Elas revelam uma secção em corte dos tipos de atividades desenvolvidas que incluem performances, oficinas privadas, produção musical e transmissão de radiofusão, com o objetivo de fazer uma declaração que o espaço é diferente em seu uso, das lojas e galerias aos cafés do complexo. Abaixo, no subsolo, as paredes arredondadas do lounge em forma de cápsula são interrompidas apenas para estabelecer as longas vistas do estúdio de gravação localizado na ponta sul até o pátio aberto ao norte. Num dos pavimentos superiores, as paredes igualmente curvas envolvem oito estúdios de música colaborativa. Cada um contendo grandes aberturas para as salas de trabalho abertas e o skyline da cidade.
Uma vez que o aprenduzado acontece em diferentes tipos de contextos, os níveis da rua e sub solo são organizados para uma grande gama de encontros para grupos de diferentes tamanhos. As áreas centrais acomodam grandes reuniões como recepções e performances. Em espaços próximos, as pessoas podem interagir por um período extendido além das salas de aula, em ambientes mais pessoais que incluem lounges, um estúdio de rádio, um auditório com aparência de sala de estar, um estúdio de produção e salas de ensaio.
Num interior que está sendo utilizado em todas as horas do dia, a iluminação tem um papel fundamental em definir a atmosfera arquitetônica. Durante o dia, o térreo recebe grande quantidade de luz natural de enormes aberturas do piso ao teto, enquanto que durante a noite, é iluminado por fileiras de luzes customizadas em neon em cores quentes. Luzes em LED difusas iluminam o estúdio de rádio e um sistema programável de LED foca a luz em camadas de tubos acrílicos por sobre o bar. Estratégias de iluminação indireta levam a uma ambiência mais intimista ao auditório, ao mesmo tempo que a estrutura do telhado comporta anéis de iluminação para efeitos mais teatrais. Em espaços menores e auxiliares, neons coloridos e lâmpadas diferentes são empregadas em combinação com pinturas de grande saturação. O lounge do subsolo possui uma cobertura mais baixa, repleta com centenas de lâmpadas lineares de LED para criar um campo de luz de distribuição uniforme.
O estúdio Red Bull de New York será usado como um espaço para experimentação. O programa é gerado para encorajar os alunos à troca de experiências e produção com o objetivo de compartilharem ideias, produzir coisas, e testar resultados. Por exemplo, o pavimento térreo servirá como espaço para realização de eventos, para o encontro de pessoas para que possam discutir e falar. Em determinados momentos, servirá como estúdio de trabalho para produzir conteúdo inspirado por tais discussões, e em outros momentos como uma galeria onde os trabalhos serão expostos, juntos produzindo um ciclo de feedback de julgamento e aprendizado.